Buscar
  • Thais Cristine

Bexiga Hiperativa

Pronto para conferir as dicas de ouro que preparei para ajudar você a controlar o seu xixi?





Entenda o que é a Bexiga Hiperativa

No tempo frio quem já tem dificuldade de controlar as inúmeros idas ao banheiro para fazer xixi sofre ainda mais. Bexiga Hiperativa é uma síndrome consistindo em urgência (vontade incontrolável de fazer xixi), com ou sem perda de urina e frequentemente associada ao aumento da frequência miccional (de xixi) durante o dia e noctúria (durante a noite) na ausência de outro problema de saúde. A causa mais comum é o detrusor hiperativo, ou seja, contração do músculo da bexiga (chamado detrusor) durante a fase de enchimento, em que esse músculo deveria estar relaxado para conseguir armazenar bem a urina. Só é possível identificar o detrusor hiperativo realizando um exame chamado estudo urodinâmico, pois uma das etapas consiste justamente em simular a fase de enchimento da bexiga e observar como ela se comporta. Contudo, não é necessário fazer o exame para saber se você vai bem mais ao banheiro do que a maioria das pessoas. Basta observar e contar! Deu mais de 8 vezes em 24 horas? Tem urgência? Precisa de levantar mais de uma vez para fazer xixi durante a noite?

Dicas:

  • Melhore a sua sensação térmica vestido roupas que o mantenha confortavelmente aquecido(a). A sensação de frio costuma desencadear a vontade de fazer xixi.

  • Evite consumo de bebidas e alimentos tidos como irritativos, pois eles aumentam o desejo de fazer xixi: café, chá estimulantes (chá verde, chá mate, chá preto), chocolate, refrigerante, pimenta e frutas cítricas.

  • Controle a ansiedade e lembre-se que a água ou líquido que acabou de ingerir não desce imediatamente para bexiga, leva um tempo até que chegue lá. Portanto, não precisa buscar um banheiro desesperadamente cada vez que beber alguma coisa.

  • Sua bexiga é um reservatório de urina, e em condições normais (nenhuma alteração e boa ingesta de líquido) consegue armazenar o xixi com segurança e conforto por volta de 4 horas. Tente treiná-la aumentando gradativamente os intervalos entre um xixi e outro.

  • Mulher, sente no vaso sanitário para fazer xixi e incline a tronco para frente! Assim, garante a abertura do esfíncter da uretra e consequentemente um bom esvaziamento da bexiga. Se necessário carregue na bolsa protetor de assento descartável e álcool 70% para higienizar o assento.

  • procure um fisioterapeuta especialista em reabilitação de assoalho pélvico (fisioterapia pélvica) para ajudá-lo a adquirir o controle vesical. Existem estratégias terapêuticas que melhoram o armazenamento vesical.

Posts recentes

Ver tudo

Orgasmo. Vamos falar sobre?

Por que falar sobre orgasmo é tão constrangedor para algumas pessoas? Entenda a raiz de algumas disfunções sexuais, e supere tabus.

COMIGO

Fale

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • WhatsApp_Prancheta 1

Goiânia-GO

©2019 por Thais Cristine. Todos os direitos reservados.